Segunda, 16 de Fevereiro de 2026
LogoADT Notícias

Bloco Divinas Tretas promove carnaval diverso e acolhedor no Rio

Evento no Aterro do Flamengo destaca inclusão e segurança para foliões LGBTQIA+

16/02/2026 às 10:03
Por: Redação

Milhares de foliões se reuniram na manhã deste domingo, dia 15 de fevereiro de 2026, para celebrar o carnaval junto ao bloco Divinas Tretas no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. Apesar de se concentrarem, o bloco permaneceu parado, animando os presentes com música e dança.

 

O Divinas Tretas, nascido do antigo bloco Toco-Xona, que foi o pioneiro na inclusão LGBTQIA+ em 2007 no Rio, oferece aos cariocas alegria e diversidade. Este foi renomeado após a pandemia de covid-19, em 2022, e é um dos 55 blocos que alegram a cidade no calor do carnaval.

 

A programação musical do Divinas Tretas é variada, incluindo gêneros como samba, axé, piseiro e rock. "São músicas que levantam a galera", comenta a cantora e multi-instrumentista Karol Gomes, com sua performance no tamborim e vocal.

 

"Tocamos músicas que o público gosta, de divas internacionais e brasileiras, em que vestimos a roupinha da gente", afirma Thaissa Zin, produtora executiva do bloco.

 

Para Laís Conti, DJ que anima os intervalos, "tocar na rua é saber tocar gêneros populares", buscando fazer do espaço um ambiente inclusivo e acolhedor.

 

"Este é um bloco em que eu consigo me sentir bem como mulher hétero ou como uma pessoa gay ou uma pessoa fora dos padrões", declara Letícia de Almeida Lopes, enfermeira de 26 anos, ressaltando a liberdade e segurança que o bloco proporciona, longe de julgamentos e promoção de diversão.


Foliões como Thaísa Galvão, vendedora de 28 anos, ressaltam a atmosfera amigável do bloco. "Me sinto muito bem. Dá para a gente se descontrair com os nossos amigos. Não tem nenhum tipo de briga", comenta.

 

"É o bloco em que a gente se sente acolhida. Não tem homem assediando a gente, o que é libertador", complementa Jennifer de Oliveira, analista de operações.

 

Justiça para Marielle Franco

No contexto político, o bloco também lembrou a importância do julgamento sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco, previsto para os dias 24 e 25 de fevereiro no STF. Informações sobre o processo foram divulgadas ao público presente por meio de leques e anúncios no palco.

 

O julgamento envolve o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Domingos Brazão, e outros acusados, todos presos preventivamente, sendo apontados como envolvidos no crime ocorrido em 2018.

© Copyright 2025 - ADT Notícias - Todos os direitos reservados